4 comentários

As Minorias dos Videojogos

Uma Ode aos inovadores do nosso tempo!

Todos nós sabemos que sites como o IGN ou o Gamespot são aquela base. Qualquer site que se transforme no centro de videojogos da Internet, naquele site das reviews, vai, invariavelmente, ter a atenção de forças maiores e a partir dai nem convém continuar a ser levado a sério. Eu já me deparei, e me ri, com muita coisa ridícula na imprensa dos videojogos. Desde as análises de “9/10” aos artigos de hype e aquela parvoíce do IGN não gostar da SOPA enquanto os seus pais da Newscorp apoiavam o projecto (daddy issues?), sem esquecer aquela controvérsia do despedimento do Jeff Gerstmann (quem te manda dar notas “razoáveis” a jogos publicitados no site onde trabalhas?).

São os negócios típicos. Mas parece que recentemente a IGN tem publicado uns artigos no mínimo… …suspeitos.

http://uk.ign.com/articles/2012/07/10/activisions-hidden-innovation

http://uk.ign.com/articles/2012/06/14/why-do-people-hate-ea

Eu não tenho dúvidas que o IGN “partilha” da mesma visão da Activision ou da Electronic Arts (hoje em dia abreviada para EA, porque as artes já se foram há muito), mas nunca pensei que o site fosse assim tão longe no seu amor às camisolas. Até parece estranho. Sempre pensei que sites como o IGN pelo menos fizessem de conta que são imparciais, mas pelos vistos já nem essa preocupação existe.

E o pior de tudo isto é que resulta…

It goes to show that there is innovation in Activision’s titles, those much-criticised bastions of safe triple-A development. You just have to look a little harder to find it.

Why do people hate EA?

Anúncios

4 comments on “As Minorias dos Videojogos

  1. É mais que sabido que esses grandes sites (e os grupos em que se inserem) vivem à custa de apoios externos (especialmente vindos das grandes editoras), de outra forma teriam sérias dificuldades em sobreviver, seria bem complicado viverem apenas do tráfego de visitantes.

    É uma situação que as pessoas mais atentas conhecem, pessoalmente não me faz confusão porque sei dividir as coisas. O problema são os milhares de visitantes que ignoram o estado do “jornalismo” de videojogos actual. É nessas pessoas que esta lavagem destes sites resulta e sem darmos por isso, eles vão moldando e influênciando mentalidades.

    Só um aparte, o Jeff Gerstmann que foi despedido da Gamespot e fundou o Giant Bomb (que muito estimo) voltou agora de novo ao grupo da Gamespot porque a empresa mãe do Giant Bomb foi comprado precisamente pela GS lol

    • Pois. É a tal coisa, já sabemos há muito do problema e sabemos separar o bom do mau mas faz sempre confusão a falta de atenção do público em geral (dai ser um rant lol). É engraçado, os sites como o IGN ou o Gamespot até admitem em várias ocasiões que são “ajudados” pelas grandes empresas.

      Essa última do Giant Bomb ser comprado não sabia mas é mesmo muito ridículo.

      Claro que este tipo de coisas não são exclusivas dos videojogos mas é desmoralizador ver um hobby para nerds tranformar-se no filho horrível das indústrias de música e filmes num espaço de tempo tão curto.

      …e por outro lado temos os jogos independentes e até alguns devs conhecidos a fugirem das grandes empresas e a fundar os seus próprios estúdios.

      É um tempo estranho para os videojogos 😛

  2. Um jornalista falar mal de um jogo hoje em dia é pedir que o despeçam de uma forma subtil. Afinal de contas eles vivem daquilo e precisam das editoras/produtoras para continuarem a fazer o trabalho deles. Obviamente ainda há excepções, poucas, felizmente. Actualmente nem me dou ao trabalho de ler análises, prefiro ver vídeos de gameplay e depois tirar daí as minhas conclusões, se compro ou não o jogo. Mas o certo é que 95% das vezes já sei que o vou fazer, com ou sem factores externos a influenciarem.

    • É uma situação complicada tanto para os jornalistas como para os devs que trabalham nos jogos. Eu também já não ligo às análises a não ser que sejam antigas (um jogo de 1998 por exemplo) ou venham de um blog.

      Engraçado mesmo é ver a quantidade de reviews 9/10 seguidas de “segundas opiniões” 😛

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: