3 comentários

A Jogar: Super Mario Bros X (PC) & Streets of Rage Remake (PC,Xbox,Wii)

Bom dia, boa tarde ou boa noite.

Podem-se estar a perguntar porque é que o título deste texto é “A Jogar” e não “Análise”. Bem, a verdade é que existem muitos bons jogos por ai. Jogos que eu posso ainda não ter acabado ou investido tempo suficiente para fazer uma daquelas longas análises, mas não é por isso que vou deixar de recomendar alguns dos meus recentes favoritos. E, afinal de contas, quero usar o blog para escrever também textos rápidos e não apenas análises (mais ou menos) detalhadas.

E como gosto de me contradizer, aqui têm dois jogos com conceitos muito parecidos, mas baseados em franchises completamente diferentes, a encher este artigo. Como os dois jogos têm, por fim, o mesmo objectivo, pensei que seria boa ideia juntá-los num único texto.

Streets of Rage Remake

Alguns de vocês já se devem ter deparado com o Streets of Rage Remake. Este remake, criado pelos nuestros hermanos da Bomber Games é um daqueles raros fan games que não só consegue replicar todas as nuances do original, como também o consegue superar, e é por esta razão que este se tornou num dos fan games mais conhecidos pela Internet.

O que SoRR tem de especial é que consegue recriar todos os detalhes de cada um dos jogos da trilogia, sem com isso sacrificar a jogabilidade. O jogo deixa-vos customizar todos os aspectos da jogabilidade. Preferem o estilo de salto de SoR 3? Ok, joguem com isso. Mas por outro lado preferem os combos do primeiro jogo da trilogia, certo? À vontade, apenas escolham a opção de “Combos: SoR1” e ficam  já preparados para largar a vossa fúria nas ruas. E não é aqui que acabam os crossovers. Têm de imediato acesso a personagens dos três jogos (até o Adam tem sprites actualizados para o nível de SoR 3) e ao longo da vossa demanda vão ter acesso a vários caminhos alternativos que vos permitem visitar as ruas de cada Streets of Rage.

A possibilidade de vocês, os fãs, poderem criar a vossa própria chimera baseada numa trilogia que adoram é um detalhe fantástico que infelizmente está de fora de muitos remakes profissionais. Aliás, tal é a qualidade deste fan game que a SEGA até tinha prometido não interferir na criação do jogo. E não o fez, até ser lançada a versão final do jogo (V.5), que foi prontamente removida do site da Bomber Games (for shame!). Mas como há sempre rebeldes nas ruas, a versão final do jogo acabou por se espalhar em fúria (Áh!) por todos os cantos da Internet.

A SEGA nem pensou nisto.

O jogo não só vos deixa customizar as nuances da jogabilidade, como também oferece dezenas de opções extra e segredos que deixariam qualquer versão Xbox Live Arcade do jogo com vergonha na cara. Os pontos que acumularem ao longo do jogo podem ser gastos numa loja (desbloqueada só depois de acabarem o jogo uma vez, com um dos múltiplos finais). Isto permite-vos desbloquear coisas como:

  • Um editor de inimigos;
  • Um mini jogo de voleibol (sounds familiar?);
  • Um editor de paletes de cor;
  • Personagens e itens secretos;
  • Ou, que tal vos parece, um editor de níveis? Já alguma vez quiseram jogar Final Fight (com Time Attack e tudo) ou Turtles in Time com Blaze, Adam e o gang todo?
  • …e muito mais.

Para quem cresceu a jogar Final Fight 3 e acabou também a aprender os truques de Streets of Rage, é, no mínimo, estranho poder jogar a misturas destas.

Além disto, o jogo também tem ports para consolas como a Wii ou a Xbox.

Não é preciso dizer mais nada pois não?

Digam à SEGA que estão a fazer download de wallpapers…

Top 5 Mods

Parvoíces

Super Mario Bros X

Como contraste, Super Mario Bros X partilha os mesmo objectivos de Streets of Rage Remake e é baseado numa franchise muito mais conhecida, mas inexplicavelmente acaba a ser esquecido sem cerimónias. Sim, é verdade que existem centenas de jogos do Super Mario feitos por fãs, e sim, este jogo também acabou a ser retirado do site oficial pela Nintendo, mas isso não é desculpa para esta obra-prima ser ainda menos conhecida que Mario Forever.

Super Mario Bros X é, essencialmente, igual a Streets of Rage Remake. É um smorgasbord das três primeiras aventuras side scroller de Mario e amigos, mais o épico Super Mario World, mas sem as opções de customização de SoRR. Aqui não podem juntar as físicas de Super Mario World com o tipo de salto de SMB 2, mas também nem é muito necessário.

Tal como SoRR, também têm acesso, desta vez desde o início a um editor de níveis. Este podia ser facilmente software profissional, tal é a qualidade do programa, se a Nintendo tivesse o hábito de lançar editores de níveis para PC.

O jogo original vem com o seu próprio modo de história. É um overworld com muitos níveis e centenas de áreas secretas, bem ao estilo de Super Mario World. O vosso percurso pelo mapa pode ser considerado free roam, pois muitas vezes (e às vezes dependendo da personagem ou power-up que têm) acabam a chegar ao fim do nível através de atalhos que vos levam a diferentes áreas e continentes. Pensem nos caminhos e áreas secretas de SMW, levadas ao extremo. Ou seja, têm vários caminhos para seguirem, caso se vejam bloqueados num qualquer nível frustrante.

E existem uns quantos níveis frustrantes…

Tenho a ligeira impressão de que muitos dos níveis de SMB X foram uma contribuição da comunidade, o que leva a que cerca de 15% dos níveis sejam um exercício em frustração, com demasiados factores que dependem da sorte ou áreas muito enfadonhas. Mas isto tudo também tem um lado positivo. O facto de que este jogo combina os vários jogos da saga e que os os níveis oscilam tanto só aproxima mais o jogo do nível de variedade ridícula à-lá Miyamoto de jogos como SMB 3. A variedade e experimentação da jogabilidade e level design é muita, e, aliadas a múltiplos caminhos alternativos, algum back-tracking (voltar a níveis anteriores por outro caminho) e muitos segredos e shout-outs a outros clássicos da Nintendo, fazem com que Super Mario Bros X seja um óptimo jogo para nos manter entretidos.

Aguardem enquanto transitamos para outra área.

E, claro, tal como o Streets of Rage, Super Mario Bros X também vos deixa jogar com um amigo em Co-op. Claro que é escusado dizer que isto tem consequências hilariantes. Além disto também têm ao vosso dispor um modo Vs Battle. Se após algum tempo se cansaram de serem empurrados constantemente em direcção a abismos pelos vossos colegas no modo história, podem então retribuir o favor neste modo.

Era natural que fossemos parar aqui.

Como já disse alguns parágrafos atrás, o jogo vem com um editor de níveis incluído. Mas, para além disto, os próprios ficheiros do jogo podem ser muito facilmente editados. Os sprites estão disponíveis para serem editados na pasta do jogo, e podem também muito facilmente adicionar novos backgrounds ou músicas para usarem nos níveis que criarem.

E cheguei a mencionar que podem jogar como Link, ao bom estilo de Zelda II: The Adventure of Link? Yup.

Tal como na E3, aqui também existem homens vestidos de animais a entregar folhetos.

Espero que isto seja o suficiente para vos convencer a dar uma oportunidade a este jogo, pois vale bem a pena.

It’s a me! Super Mario Bros X 1.3 (Leiam o texto na página para descobrirem uns cheats)

Novas campanhas, criadas por fãs.

X-Padder e Joy2key, para vocês que querem jogar estas obras-primas com um comando.

Anúncios

3 comments on “A Jogar: Super Mario Bros X (PC) & Streets of Rage Remake (PC,Xbox,Wii)

  1. Eu que não gosto nada de Streets of Rage, até achei piada a este remake na altura que o joguei, um pouco talvez por ter tudo num único sítio só. De notar que não precisa de drivers nem manhas se jogado com um adaptador USB para comandos de PS2. É sempre a andar. Já o Super Mario Bros. X nunca me puxou muito, apesar de adorar a saga Mario. Agora já só vejo o dia em que vou ter o prazer de jogar isto: http://metroid2remake.blogspot.com/

    • Já nem me lembrava que o SoRR tinha suporte nativo para comandos.

      Engraçado. Também descobri esse remake do Metroid 2 à pouco tempo e parece ser fantástico. Há uns tempos atrás também havia um remake 2D do Prime se não me engano mas acabou a não passar de uma demo.

  2. Sim, esse do Prime 2D ficou-se por terra. Este remake do Metroid 2 já conta com algumas tech demos, uma delas bastante completa, com bosses, time attack e até achievements. A última é já mesmo uma demo do que poderemos ver se isto chegar ao final. *fingers crossed*

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: