6 comentários

A Ouvir: Castlevania – Aria of Sorrow

Se já leram o meu Top 10 de videojogos favoritos então já sabem que eu adquiri uma fraqueza por Castlevania após experimentar o fantástico Aria of Sorrow.

Em 2003 o Game Boy Advance já tinha recebido dois títulos da série que, embora fossem bem decentes, deixavam sempre a desejar num ou outro aspecto. Destes dois foi Harmony of Dissonance, o segundo título, que chegou mais perto da perfeição mas, por muito irónico que seja, acabou por falhar numa das facetas mais icónicas da série: A fantástica música. Não que as composições não tivessem qualidade. Tinham, mas a qualidade de som vinda da consola deixava muita a desejar.

No entanto, mal tinha sido lançado HoD e já a Konami tinha metido mãos à obra na criação do próximo título da saga para o GBA.

Aria of Sorrow foi lançado em 2004 e tornou-se num clássico instantâneo, juntando o melhor dos dois jogos anteriores, Circle of the Moon e Harmony of Dissonance, e movendo a acção para o ano 2035, no Japão, criando assim uma espécie de reboot da Saga que já na altura mostrava alguns sinais de cansaço em termos de narrativa (olha, o Drácula “voltou à vida” outra vez…).

Enfim, se querem ler uma boa análise aos jogos então dêem uma olhadela nos links que deixei lá para cima.

A Música

Aria of Sorrow conseguiu finalmente atingir o objectivo de criar um sucessor portátil a Symphony of Night, sem por isso ter que sacrificar a qualidade das composições como HoD.

A banda sonora de Aria of Sorrow foi para mim memorável porque, tal como nos melhores Casltevanias, está sempre em movimento e ilustra perfeitamente a sensação crescente de subirmos um castelo, à medida que nos aproximamos da torre final e de Drácula.

Infelizmente, o único senão aqui é que as músicas estejam todas em baixa qualidade, embora soem muito bem num GBA (e certamente melhor que as de HoD). No entanto, inclui aqui também versões das músicas muito bem recriadas em alta qualidade por Jorge D. Fuentes. Podem ouvir o resto dos seus remakes na sua página do youtube aqui ou ainda dar uma olhadela ao forum em que é administrador, Castlevania Dungeon.

Prologue – Mina’s Theme

Ruined Castle Corridor

Chapel

Forgotten Garden (A Minha Preferida ^_^)

Clock Tower

Underground Reservoir

Demon Castle Top Floor

Can’t Wait Until Night – Heart of Fire

Dracula’s Fate

Phantom Palace Fontaine (Remix Oficial da Banda Sonora)

Até à próxima!

Anúncios

6 comments on “A Ouvir: Castlevania – Aria of Sorrow

  1. Nunca joguei nenhum Castlevania, mas sempre tive muito interesse em um dia descobrir a série até porque se inspira em temas que muito gosto. A coisa é que nunca me interessei muito pelo gameplay (Metroidvania) e a coisa não melhorou quando joguei o Metroid (que tambem tinha e tenho muito interesse em descobrir) pela primeira vez. Labirintos e backtracking não são definitivamente para mim. O twist da coisa está num jogo que estou a jogar actualmente, o Aquaria, que segue as mesmas linhas de Metroid e Castlevania e estou a gostar muito.

    • Também muita da piada que tiro do jogo vem dos vários inimigos que encontro e de ver os sprites detalhados 🙂

      O Castlevania: Rondo of Blood é capaz de te agradar já que tem os sprites detalhados do Symphony of the Night, boas setpieces e caminhos alternativos para os níveis e outros extras. Aliás, se fores atingido por uma medusa o mais provável é mesmo caíres noutro nível.
      Infelizmente é complicado encontrar o jogo e uma PC Engine, ou até mesmo um emulador que funcione para Windows.
      A tua melhor opção é jogares à versão traduzida incluída no remake para a PSP.

  2. Boas Keeper!
    Eu também sou grande adepto da OST dos Castlevanias, neste jogo gosto muito da de Clocktower e do Castle Corridor. O Dawn of Sorrow também tem muita música muito boa. 🙂

    • Boas Zé!

      Podes crer que no futuro ainda faço um top 20 de músicas da série ou qualquer coisa do género. 😛

      Já agora, assim que acabar a retrospectiva Kunio Kun ainda vem ai um artigo sobre outra saga dos videojogos centrada em vampiros…

  3. Sempre fui grande fã de Castlevania. Symphony of the Night é ainda um dos meus jogos preferidos. Aquelas bandas sonoras…mmmh 😛

    • He he… Os Castlevania foram uns dos jogos responsáveis por me interessar por música nos videojogos. Eles sabem mesmo como manter-me interessado, mesmo que esteja a visitar sempre as mesmas áreas e a matar sempre os mesmo monstros.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: