1 Comentário

Prodígios Jurássicos Parte I: Jurassic Park Operation Genesis

(Desculpem o atraso, problemas de Internet)

Jurassic Park 4 já foi confirmado e eu não podia estar mais contente. Digam o que quiserem sobre 3 sequelas serem demasiado mas eu também mereço um último Rocky Balboa para a minha série de filmes favoritos (bem, sejamos sinceros, Regresso ao Futuro é uma série mais consistente mas o primeiro Parque Jurássico continua a ser o meu filme nº1).

…e por isso mesmo não há melhor altura para falar de dois jogos que não passam de meros fósseis hoje em dia (desculpem-me) mas que merecem um pouco mais de apreciação: Jurassic Park – Operation Genesis e Trespasser.

SimJP 2009-04-04 12-18-39-14

Já agora, todas as imagens de Operation Genesis neste artigo foram capturadas com o Fraps (o motor do jogo não gosta de Print Screen), mod GEP V2 e um pack de Skins.

Dinopark

Jurassic Park: Operation Genesis (JPOG para os amigos, cansados do nome longo) é o jogo que toda a gente estava à espera desde que John Hammond disse “Nós temos um T-Rex.”, ou seja, é o jogo que finalmente vos dá a oportunidade de contrariar a moral do filme e de realmente brincar com a genética enquanto fazem potes de dinheiro à conta de turistas ricos.

A teoria do caos não é canon neste jogo…

Operation Genesis fez parte da série de jogos baseados na franchise Parque Jurássico que foram lançados pouco depois do terceiro filme da série atingir os cinemas. A maior parte destes jogos foram lançados pelas mãos da Konami. As únicas excepções são JPOG e Jurassic Park: Survival.

140439_full

Além de Operation Genesis também recebemos um simulador de parques para o Gameboy Advance. Park Builder, ao contrário do jogo de 128 bits, é muito mais simplista (ser um dos primeiros jogos de estratégia para o GBA também não ajuda) mas, por outro lado, faz-me lembrar um pouco o já velhinho Dinopark Tycoon para o DOS (e um pouco de Theme Park). Apesar de ser simplista, não é um mau jogo para uma dose de estratégia portátil.

dinopark-tycoon_1

“…Got some RARE things on sale, Stranger.”

Neste grupo de adaptações estão também incluídos outras jogos: DNA Factor, uma desgraça que atingiu o Gameboy Advance aquando do lançamento da consola, Island Attack, um jogo de acção e aventura isométrico meio decente que saiu mais tarde na mesma máquina e, por fim, o cancelado Jurassic Park: Survival, que iria atacar as consolas de 128 bits (iria…).

Pelo que pude ver do jogo, Survival parece ser pouco mais que uma versão 128 bits de Dino Crisis. Supostamente, o motor de jogo iria suportar a destruição de árvores e a deformação de terreno por parte dos nossos amigos sáurios.

Ah, e não me posso esquecer também da adaptação do 3º filme lançada nas arcadas. É um rail shooter bem ao estilo das prequelas The Lost World e Jurassic Park, também para as máquinas de arcada, mas esta é uma história para ser contada noutro dia…

Tycoon

Hollywood não é tímido quando toca a pegar em jogos populares inspirados nos seus filmes e a criar versões “oficiais” destes. Jurassic Park Survival, como já vimos acima, é um excelente exemplo disto, assim como são jogos como Indiana Jones and the Emperor’s Tomb/The Infernal Machine (Tomb Raider) ou Star Wars Galactic Battlegrounds (Age of Empires). Neste caso, vamos aproveitar o sucesso de Zoo Tycoon e da sua expansão Dino Digs (lembro-me de me babar todo a ver as imagens disto) e vamos lançar uma versão completamente 3D e 128 bits, com o selo de aprovação da Universal.

SimJP 2009-08-06 20-42-15-26

Desenvolvido pela Blue Tongue Software, JPOG era impressionante para a altura e é exactamente do tipo de jogo que só pode mesmo ser construído com esta magnitude com uma equipa muito motivada.

Não só o jogo foi desenvolvido para o PC e três recém-lançadas consolas de 128 bits em conjunto, como também fazia uso de um motor de jogo impressionante, capaz de suportar mapas enormes, modelos em 3D detalhados dos vários dinossauros da série, várias animações complexas a correr simultaneamente e sem interrupções, entre muitos, muitos outros truques.

I done goofed.

I done goofed.

Operation Genesis também foi pensado em primeiro lugar como uma simulação. Tudo o que vêm no ecrã tem um propósito, ou seja, todas as animações que vemos, ao contrário de Zoo Tycoon, tem uma influência directa sobre os parque e os seus NPCs. Uma tempestade pode irritar facilmente uma manada de Triceratops, um tornado pode levar pelo ar um dos vossos animais e aqui, ao contrário de Zoo Tycoon, a interacção entre os animais é real e não apenas uma animação pré-definida.

Dando ainda mais ênfase à vertente de simulação, o comportamento dos nossos amigos pré-históricos é extremamente realista comparado com outros jogos de estratégia. Cada espécie de dinossauro tem os seus próprios costumes, sejam estes os combates dos Triceratops ou as caçadas em grupo dos Velociraptors. As manadas de herbívoros têm matriarcas e os carnívoros, com ou sem limitações artificiais, mantêm-se dentro do seu território, enfrentando qualquer um que se cruze no seu caminho. Lembro-me que uma vez decidi apagar parte da cerca do recinto do meu Spinossauro e ele nunca escapou. O sua “casa” era grande o suficiente e tinha água e alimento. Para quê fugir?

Os turistas também entram nesta equação. Tal como o jogador, só se vão entreter se conseguirem testemunhar os dinossauros em eventos únicos com o seu campo de visão, acabando assim por sair do parque satisfeitos.

SimJP 2009-04-04 12-20-26-31

Todas estas interacções fazem sentido. Operation Genesis guia-se pela Inteligência Artificial e não por estatísticas como outros jogos de estratégia.

Se, por exemplo, introduzirem um objecto estranho, como, por exemplo, uma pessoa, no recinto de um T-Rex, esta não é imediatamente encarado como comida. Não, cabe primeiro ao T-Rex “apanhar” o humano no seu campo de visão, interpretar se esta é uma ameaça ou não e agir, seja atacando-a ou ignorando-a.

Imaginem agora que têm dois T-Rexes num recinto. Se no Zoo Tycoon vão precisar de dois “feeders” para suportar dois animais, aqui tudo depende de quem chegar primeiro à comida.

JPOG foi criado com um sistema em que cada objecto tem as suas próprias propriedades individuais e estas são depois usadas com um determinado modelo. Se souberem o que estão a fazer, podem mesmo ir à pasta do jogo e aplicar os modelos de prédios ou NPCs a comportamentos de dinossauros ou pessoas diferentes. Isto cria depois situações hilariantes em que bares entram em rampages ou humanos fingem ser cabritos e, à falta de animação de “descanso”, deixam-se cair na terra, à espera do próximo T-Rex esfomeado.

SimJP 2009-04-04 12-41-38-87

JPOG faz uso de um dos sistemas de simulação mais complexos já vistos num videojogo. Cada espécie de animal, cada grupo de dinossauros e cada individual tem as suas necessidades e reacções e não apenas uma rotina pré-definida como estamos habituados a ver neste tipo de jogos (ou na maior parte dos jogos já agora). Este sistema cria assim o potencial de jogabilidade emergente onde, tal e qual como a vida real, as vossas decisões afectam até a mais pequena das criaturas… E vice-versa…

Parece que, afinal, a teoria do caos foi comprovada…

SimJP 2009-04-04 12-40-41-40

Links

Jurassic Park Operation Genesis Post Mortem – Gamasutra (Leiam o making-of!)

Modding Genesis

JPOG Mods – Jurassic Park Legacy

GEP V2 + Packs de Skins (Animais com mais interacções! Vejam o T-Rex e os raptors à luta :P)

Film Canon Mod (Skins mais fiéis aos filmes.)

Anúncios

One comment on “Prodígios Jurássicos Parte I: Jurassic Park Operation Genesis

  1. […] que os dinossauros poderiam lidar com uma determinada situação de várias maneiras. Tal como em JPOG, um velociraptor, assim que vos visse, poderia decidir não vos atacar, procurar um amigo para o […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: