Deixe um comentário

Top 10 Podcasts

Hoje aproveito o domingo para falar de um dos assuntos da minha bucket list para o blog: Podcasts!

Para quem não está familiarizado com podcasts, estes são uns ficheiros digitais mágicos equivalentes a um programa de rádio que geralmente não ultrapassam uma hora de duração, focam-se em assuntos específicos e possuem a habilidade de fazer acelerar o tempo tanto na viagem de autocarro como em qualquer trabalho mais ou menos aborrecido.

A música do Mario Galaxy já está a tocar e eu vou aproveitar para começar a escrever, portanto, e sem qualquer ordem específica, vamos dar uma vista no meu Top 10 (e já agora, recomendem alguns dos vossos favoritos também).

Tirando uma ou outra excepção, todos estes podcasts são grátis.

4

Retronauts e 1up

Um dos primeiros podcasts sobre jogos que descobri foi esta excelente homenagem ao passado desta forma de entretenimento, narrada por alguns dos melhores jornalistas da área. Juntamente com os Retronauts descobri também os restantes podcasts da agora defunta comunidade 1up. No entanto, nem tudo está perdido. Os podcasts ainda se encontram no site, e ainda existem uns quantos torrents incompletos a flutuar por ai com uma grande parte dos primeiros episódios. Para quem estiver interessado em ir ao site fazer download dos episódios, usem um addon para o browser como o DownThemAll ou qualquer coisa do género para receberem os ficheiros todos de uma vez ao invés de um a um.

Felizmente, neste verão passado os Retronauts juntaram-se para reviver o passado e relançar um dos meus podcasts favoritos. Curiosamente, o episódio desta semana é mesmo sobre a música dos videojogos e tem o Mario na capa. Não o percam.

Retronauts Gen 1 e outros podcasts da 1up

1upYours

Retronauts

1

No More Whoppers

Apesar de não ser centrado em jogos, a primeira vez que ouvi falar deste podcast foi a meio dum episódio dos Retronauts. Acontece que metade do grupo No More Whoppers é constítuido por Ray Barnholt, um dos (antigos) jornalistas da 1up e (ainda) voz habitual nas discussões dos Retronauts. A acompanhar Ray está o seu amigo de longa data Alex Fraioli e ambos fazem questão de usar o popular meio do podcast para discutir tópicos tão importantes como quotes do Seinfeld, “overnerds”, Dragon Quest X, momentos sociais constrangedores, Japoneses educadamente racistas ou massa (afinal de contas, Alex tem uma veia italiana).

Basicamente, são dois amigos de longa data (um deles vivendo no Japão) a falar sobre o que quer lhes venha à cabeça, sendo que parte disto inclui muita parvoíce do dia a dia e as reações do par. Ao longo do podcast também se ouvem muitos sons pelo meio (e não só quotes do Seinfeld). Noutro programa qualquer isto faria-me imediatamente soar os alarmes. Afinal de contas, isto assim começa a parecer um programa de rádio daqueles mesmo ranhosos.

Mas No More Whoppers é um caso à parte. É como um episódio antigo dos Game Grumps (que, curiosamente, descobri neste mesmo podcast). Pode ter muita parvoíce à mistura, mas no fim de contas, é um programa hospedado por duas pessoas muito cientes do que estão a fazer e do que falam. E descansem, que a parvoíce não está ao nível dos Grumps.

No More Whoppers

6

WTF

WTF foi, provavelmente, o primeiro podcast que ouvi e, como é costume, foi-me apresentado pelo meu irmão, já que ambos somos grandes fãs de Stand Up Comedy e coisas do género, o que em Portugal no dá a estranha classificação de “Nerds”. Marc Maron é o anfitrião deste programa em que o objectivo é entrevistar, da maneira mais honesta possível, comediantes, actores e escritores. Afinal de contas, os melhores comediantes são os mais honestos e Marc tenta não se esquecer disso em cada episódio, o que faz deste podcast um programa bastante pessoal, tanto para os entrevistados como para o entrevistador.

Convém também mencionar que apenas os últimos 50 podcasts são grátis, estando os restantes disponíveis nos iTunes e afins…

WTF Podcast

8

Never Not Funny

Never Not Funny dá exactamente o que promete, muita, muita piada. Jimmy Pardo, escritor do Conan e Matt Belknap já hospedam esta série de podcasts desde o verão de 2006 e ainda não perderam o folego. Never Not Funny é também um programa de entrevistas e além de deliciar qualquer fã da “cena” de comédia Stand Up americana também é capaz de ser mais divertido que muitos CDs (e a minha “pancada” com a cultura americana também não ajuda nada ;))

Cada episódio dura cerca de duas horas e poucos se bem que, desde Março de 2008, apenas os primeiros 20 minutos de cada um passaram a estar disponíveis grátis. Os episódios podem ser comprados um a um ou como uma season pass, juntamente com uns quantos extras. No entanto, independentemente de como decidem ouvir a série, não vão sair desapontados.

Never Not Funny

2

Vidjagame Apocalypse, VGMpire, Cheap Popcast e Laser Time

Formado por antigos residentes da casa GamesRadar, Laser Time é o novo império de podcasts criado a partir das cinzas do TalkRadar. A constante tendência dos hospedeiros de TalkRadar de fugir ao guião encontra nestes 4 podcasts a sua evolução óbvia.  Laser Time é joia da coroa e foca-se (isto é uma palavra forte) em todo o tipo de assuntos de dias, meses ou anos passados, sejam estes videojogos, filmes dos anos 80, Transformers, temas musicais horríveis dos anos 90 ou, porque não, Gremlins. Tudo vale desde que seja pop culture. A perspectiva dos jornalistas de jogos é de valor e a química entre cada um nota-se cada vez que se desviam do assunto do dia (que já era vago para começar). Ja agora, uma nota para todos: Não oiçam podcasts muito cómicos no autocarro. Ninguém vai de bom humor para os transportes públicos. Vão parecer malucos.

Vidjagame Apocalypse

9

Game Chest

Os Game Chest são um grupo de Let’s Players portugueses que tentam juntar as observações do costume com um pouquito de informação sobre os vossos jogos favoritos. Ao canal no Youtube junta-se o blog com as análises (com um grande foco na saudosa Playstation) e ao site juntam-se os podcasts ocasionais. A ideia ainda é ainda é recente (especialmente nesta terra lusitana) mas tem pernas para andar, e ocasionalmente ouvimos também no podcast um ou outro convidado juntar-se à conversa.

Game Chest

5

Jumpmen

Este descobri eu na RetrowareTV.com, o que só é apropriado, ou não fosse este um podcast sobre tudo o que envolve os anos 80, monstros, filmes de acção parvos e super heróis. Tendo eu crescido no meio de dois irmãos mais velhos e sendo eu também, tal como eles, obcecado com aquela década, também faz todo o sentido que eu fosse adorar este programa, que, no fundo, não é mais que dois irmãos a falar de coisas fixes.

Jumpmen Podcast

7

Ricky Gervais Show/ Ricky Gervais Guide to…

Ao lado esquerdo temos Ricky Gervais, comediante de sucesso, escritor, actor e realizador. No meio encontramos Stephen Merchant, parceiro do crime, também escritor, actor e realizador de sucesso.

E, por fim, à nossa direita, temos Karl Pilkington, que… er-… Bem, é um tipo, sem dúvida.

Confesso que, no que toca ao Ricky Gervais Show – que começou como um programa de rádio e acabou como um podcast na internet – ainda só ouvi a temporada do “Ricky Gervais Guide To…” que abrange tópicos como a História Natural, o Ser Humano, ou a Arte, mas me deixa tão confuso no final de cada episódio como no inicio.

Acontece que Karl Pilkington, esse paradoxo humano, não pode ser considerado exactamente uma pessoa “culta” mas também não tem qualquer interesse em o ser. O podcast e a série inteira é só uma desculpa para ouvir o que Karl Pilkington tem a dizer sobre cada tópico e acreditem, vão ouvir coisas que nunca ouviram antes.

The Ricky Gervais Guide To…

3

Nerdist

Nascido da mente viscosa de Chris Hardwick e hospedado não só por este mas também por Jonah Ray e Matt Mira, o Nerdist é um podcast de entrevistas, no estilo de WTF ou Never Not Funny, que originou, como diz o progenitor, “um bicho de muitas cabeças” que nestes dias inclui videos, programas de televisão (pronto, é a BBC, mas ainda assim…) e muitas outras extensões.

Para mais viciados em cultura geral do pais do Triple Cheeseburger, não têm nada a perder.

Nerdist

10

Giant Bombcast

E finalmente chegamos ao fim com outro podcast sobre jogos descoberto relativamente recentemente. O Giant Bomb foi formado à uns tempos atrás por renegados do Gamespot e desde então tem-se tornado num comboio mais ou menos imparável e sempre acompanhado de palhaçada. Não se esqueçam de dar uma olhadela no site também!

Giant Bombcast

E mais tralha…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: